História da Urbanização

O loteamento Nossa Senhora do Pilar foi licenciado em 1955 pela Prefeitura da Cidade do Recife, mediante acordo firmado junto ao então proprietário, Edifícios Irbosa S.A. A licença foi concedida pelo respeitado urbanista Dr. Edgar D´Amorim, que, numa visão futurista sobre a importância da preservação da Lagoa do Araçá, atrelou a venda de 110 (cento e dez) lotes lindeiros a construção do canal e do cais da lagoa, devendo ser cedido 23.639,50 m² para jardins, retificação do Rio Tejipió, tudo sem ônus para a Prefeitura. 

Entretanto, em janeiro de 1981, Lourdes Tenório, corretora de imóveis, tomou conhecimento através de colegas de profissão que havia um projeto preste a ser aprovado pela Prefeitura do Recife que comportava o total aterramento da Lagoa do Araçá. No sentido de tentar salvar a Lagoa, Lourdes Tenório procurou mobilizar os moradores locais para impedir a implementação do referido projeto.

Assim, juntamente com seu filho, Rinaldo Tenório ‘ com 14 anos, na época, Quiterinha Menelau, João Costa Brito, Dr. Mauro P. Peixoto, Maria Fernanda Peixoto, Paulo Fernando Ferreira Lins e Nair Luiza Ferro, foram colhidas assinaturas da maioria dos moradores em prol da preservação da Lagoa do Araçá, sendo encaminhado o referido documento ao então Prefeito, Dr. Gustavo Krause.

          A luta não foi em vão, os moradores conseguiram preservar a Lagoa. Além da preservação, conseguiram que o urbanista e engenheiro Dr. Edgar Amorim elaborasse um parecer de atualização, datado em 07-08-1981, que ratifica a obrigação do empresário loteador ao vinculo entre a venda dos terrenos lindeiros e a construção de uma rodovia de contorno, várias praças e jardins, retificação da calha do rio Tejipió, construção do canal e do cais da Lagoa do Araçá.   

          Porém, à revelia do acordo firmado em 1955 e do parecer de atualização apresentado pelo engenheiro Dr. Edgar Amorim, os interesses decorrentes da especulação imobiliária estavam prestes a se sobrepor aos interesses da preservação ambiental e da qualidade de vida dos moradores. Assim, a partir de julho de 1984, além do grupo original, outros moradores aderiram ao movimento de salvaguarda da Lagoa, passando o grupo a ser conhecido como Amigos da Lagoa do Araçá. 

 
          Esses moradores sentiram a necessidade de se organizar, de chamar a atenção da população da cidade, dos ambientalistas, da imprensa, das autoridades governamentais, sobre a ameaça cada vez mais iminente da comunidade presenciar a morte de sua Lagoa, uma vez que os novos projetos imobiliários passaram a ter como certo o aterramento da Lagoa do Araçá. 

          Através de um abaixo assinado com data de 26/07/1984, os Amigos da Lagoa do Araçá, com apoio, na época, de Dr. Eduardo Sílvio de Souza e do saudoso Dr. Achiles Moura de Amorim (Vereadores da Cidade do Recife), do Sr. José Orlando Lemos e do Sr. Alexandre Mavromates (lideres religiosos da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, da Imbiribeira), Sr. Odilon Bezerra de Oliveira (Pastor da Assembléia de Deus, da Imbiribeira) solicitaram a interveniência do Dr. Joaquim Francisco (Prefeito da Cidade do Recife).

Em resposta, no dia 17/09/1984, Dr. Joaquim Francisco visitou a Lagoa do Araçá e anunciou medidas em prol da sua preservação ecológica. Dentre elas, a de interferir no sentido de obrigar a imobiliária responsável pelo loteamento a cumprir com a cláusula do contrato na qual se responsabiliza pela urbanização da Lagoa, sob pena de não conceder licença para os últimos 110 (cento e dez) lotes. Também, que a Prefeitura providenciaria a terraplanagem das margens da Lagoa.  
                   

Em abril de 1987, o Departamento de Projeto da Emlurb-Recife (antiga Empresa de Obras Públicas da Cidade do Recife) ofereceu uma proposta urbanística para a Lagoa do Araçá. Os amigos da Lagoa apresentaram o projeto para a comunidade em junho do mesmo ano em evento promovido para essa finalidade. Os moradores aprovaram o projeto e ficaram no aguardo de sua execução. Porém, para frustração de todos, o projeto não vingou, não saiu do papel. 

Em maio de 1989, foi apresentado aos Amigos da Lagoa do Araçá um projeto da URB-Recife para utilização da Lagoa do Araçá como viveiro de camarões. Entretanto, em Assembléia, o projeto foi veementemente rejeitado pelos moradores, em razão de se constatar sua inviabilidade por conta do elevado nível de assoreamento da Lagoa, bem como dela servir de bacia de decantação de esgotos, com altos índices de poluição. 

          Em junho de 1989, foi liberado pelo Prefeito Dr. Joaquim Francisco uma verba na ordem de NCZ$ 12.000,00, solicitada pela URB-Recife, para o levantamento topográfico planimétrico da lagoa e seu entorno. Esse levantamento foi realizado pela PROEC. No dia 22/06/1989, os Amigos da Lagoa do Araçá obtiveram a informação de que o então presidente da URB-Recife, Dr. Jaime Gusmão, assinara a liberação dos 110 lotes lindeiros em 17/07/1987, à revelia do acordo firmado em 1955 junto ao proprietário, bem como do parecer de atualização firmado em 1981 pelo Dr. Edgar Amorim. 

          Considerando uma verdadeira afronta ao que fora anteriormente acordado, os Amigos da Lagoa do Araçá se uniram a um outro grupo que também lutava pela mesma causa desde 1988, com o mesmo ideal ecológico, destacando-se os Srs. Admilson Ferreira da Hora, José Amaro Albuquerque, José Máximo da Silva e Manoel Jorge Nilo Barbosa (in memória).

Desta união, nasceu em dezembro de 1989 a Associação dos Amigos da Lagoa do Araçá - AALA. A luta foi árdua, foram muitas as reuniões, requerimentos e solicitações, foram promovidos vários eventos para chamar a atenção dos órgãos públicos e da população em geral, foi mobilizada a comunidade local e todos os meios de comunicação do Estado, bem como vários grupos de escoteiros do Recife e da área metropolitana, escolas da localidade e dos bairros circunvizinhos. 

Tudo para fins de despertar a conscientização ecológica da comunidade e de provocar por parte da Prefeitura da Cidade do Recife o compromisso de urbanizar a Lagoa do Araçá, obrigação que anteriormente era do proprietário daqueles lotes lindeiros. Enfim, após tanta luta, a princípio para evitar o aterramento da Lagoa do Araçá e, após, para sua urbanização pela Prefeitura da Cidade do Recife.  

          Em 1991, juntou-se a nós o deputado estadual Elias Gomes da Silva, após uma visita feita a residência de Lourdes Tenório. Em Abril de 1993 Elias Gomes, toma posse como presidente da comissão do meio ambiente da assembléia legislativa do estado de Pernambuco.Os moradores locais e os amantes da natureza em geral puderam experimentar a vitória do bom-senso, da preservação ecológica e de uma boa qualidade de vida, conquista especialmente compartilhada por aqueles que dedicaram boa parte do seu tempo em proveito de uma causa comum, para todos os tempos. 

          No dia 18 de Junho, o prefeito Jarbas Vasconcelos, deputado e assessores, reuniram-se na residência de Lourdes Tenório para comemorar o início das obras de urbanização da Lagoa do Araçá.
No dia 17/12/1994, o Dr. Jarbas Vasconcelos (Prefeito da Cidade do Recife) inaugurou o Parque Ecológico Lagoa do Araçá, que consiste na urbanização e paisagismo da Lagoa. 

Atualmente o Parque Ecológico detém uma imensa área verde, dois parques infantis, um mini campo de futebol, uma quadra poliesportiva, área de jogos de mesa, pista de skat, local para a prática de ginástica ao ar livre, pista de Cooper, dois mirantes, quatro quiosques de coco verde, Núcleo de Segurança da Polícia Militar, uma praça de eventos e um nincho de Santa Terezinha das Rosas. 

          A implantação do Parque Ecológico Lagoa do Araçá trouxe para os moradores locais inúmeros benefícios: convívio com a natureza, um clima melhor, menos violência ao redor da lagoa, várias opções de lazer. Além do mais, a tendência atual é que o Parque Ecológico venha a se tornar mais um centro turístico para a cidade do Recife. 

Entretanto, importante ressaltar que o Parque Ecológico Lagoa do Araçá não é um patrimônio ecológico pronto e acabado por si só. Precisa da participação e fiscalização de todos para exigir da EMLURB - Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana uma manutenção a contento, condigna com a grandeza e importância do Parque Ecológico. 


AGRADECIMENTOS:

Aos participantes do porta á porta, colhendo assinaturas para abaixo assinado:
-Alexandre Mavromates(em memória)
-Benedita da Costa Lima
-Bruno Fittipaldi
-Eudoro Pires
-João Costa Brito
-Maria das Dores Ribeiro Lins
-Maria de Lourdes Tenório
-Maria Nogueira (em memória)
-Marva Maria Rodrigues Silva
-Nair Luiza Ferro(em memória)
-Quiterinha Galvão Luna Menelau
-Regina Maria Figueredo Travassos
-Rinaldo Tenório
-Vera Lúcia Borba de Castro

Escolas que participaram ativamente da luta em defesa da Lagoa do Araçá:

-Centro Educacional do Recife -CER
-Escola Anita Garibaldi
-Escola Gercino de pontes
-Escola João Paulo II
-Escola Professor José Vicente Barbosa
-Escola São Francisco de Assis
-Escola Walt Disney
-Escolinha Paraíso da criança
-Instituto de educação Irma de Castro
-Instituto de Preparação Educacional –IPEL
-Colégio Santa Bárbara

Grupos de escoteiros que se engajaram ao movimento em defesa da Lagoa do Araçá:

-Grupo de escoteiros Abílio Gomes da Silva
-Grupo de escoteiros Almirante Silvio Heck
-Grupo de escoteiros Almirante Tamandaré
-Grupo de escoteiros Alves Câmara
-Grupo de escoteiros Cabo Raul Hannemann
-Grupo de escoteiros do ar Brigadeiro Eduardo Gomes
-Grupo de escoteiros do ar Maurício de Nassau
-Grupo de escoteiros Messiamico do Recife
-Grupo de escoteiros São Francisco de Assis
-Grupo de escoteiros Tancredo Neves

Instituições que contribuíram com apoio cultural e nos programas de educação ambiental em prol da lagoa, do meio ambientes e da segurança.

-Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife
-Departamento de comunicação da CPRH
-Departamento de Ecologia da Prefeitura do Recife
-Divisão de Educação Ambiental da CPRH
-Departamento de Educação Ambiental do IBAMA
-CIPOMA-Companhia Integrada de Policiamento e Meio Ambiente

Outros nomes importantes nas lutas para salvar a Lagoa do Araçá:

-Alcindo de Souza – (em memória)
-Amaro A. Paiva -Carlos Eduardo Carvalho dos santos
-Célia Regina Leão de Araújo
-Cleide Fradique de Almeida
-Clotilde Rosa da Silva- (em memória)
-Creuza Maria Lins Figueredo
-Crisalva Feitosa Leão
-Edmilson Rodrigues e França
-Edson Falcão da Hora
-Eduardo de Oliveira Tenório
-Fábio Guerra da Silva
-Gileno da Silva Gomes
-Helena Gomes Ramalho Freire
-Henrique Rodrigues Silva
-Humberto Cavalcanti Silva Filho
-José João Alves Menezes
-Leandro Barbosa da Silva
-Lizete da Silva Arruda
-Maria José de Holanda Cavalcanti
-Maria José Veras de Arruda
-Maria Laurita Xavier de S. Almeida
-Maria Luiza Patrício da Silva
-Maria de Lourdes da Silva Araújo
-Maurina José de Pinho Arruda
-Odete Cordeiro da Cruz

-Patrícia Roberta de Oliveira Tenório
-Paulo Fernando Brandão da Silva
-Paulo Marcos Arruda
-Rosimar Alves de Lima
-Terezinha Campelo de Lacerda – (em memória)

Pelo empenho e apoio político em prol da urbanização da Lagoa do Araçá.

-Deputado Estadual - Dr. Elias Gomes
-Sécretário de Infra Estrutura da Prefeitura .Dr.João Braga –
-Prefeito da Cidade do Recife Dr. Jarbas Vasconcelos

          Para você que ainda não conhece o Parque Ecológico Lagoa do Araçá, informamos que sua principal entrada se dá pela Rua Missionário Joel Carlson, na Imbiribeira, transversal da Av. Marechal Mascarenhas de Moraes. Como ponto de referência, fazem esquina as empresas BRASINOX-IMOSA e a MM PNEUS. No sentido Centro/Aeroporto, entrar à direita no 5º semáforo após a Ponte Motocolombó (Afogados) . No sentido Aeroporto/Centro, entrar à esquerda no 2° semáforo após a UNIVERSO. Venha conferir.

São autores do Projeto Parque Ecológico Lagoa do Araçá os arquitetos da URB-Recife, plano geral: Adolfo Jorge Cordeiro e Ana Amélia de Oliveira. Plano paisagístico: Fátima Farias.